Reversão de vasectomia: mais uma chance

A vasectomia é uma decisão que envolve o físico e o emocional do paciente. A medicina atual dá a oportunidade de mudanças na decisão do paciente.

A vasectomia, também conhecida como esterilização masculina, funciona impedindo que os espermatozóides dos testículos (as glândulas sexuais masculinas que produzem e armazenam espermatozóides) alcancem o sêmen que é ejaculado durante o orgasmo.

Isso é conseguido cortando ou bloqueando os tubos que transportam o esperma dos testículos para o pênis.

Há muitas dúvidas a respeito da reversão da vasectomia. No entanto, é uma cirurgia simples. A reversão pode ser realizada de duas formas:

1. Vasovasostomia: o médico costura as extremidades do canal deferente dos testículos ao pênis novamente.
  2. Vasoepididimostomia: o médico anexa o ducto deferente ao pequeno órgão na parte de trás de cada testículo que contém o esperma. E um pouco mais complexa que a primeira.

Você receberá anestesia para não ficar acordado e não sentir nada durante o procedimento. Geralmente leva cerca de 2 a 4 horas, e você costuma ir para casa no mesmo dia. A recuperação leva cerca de 2 semanas.

Há efeitos colaterais? Sim, são raros. Entre eles estão: pequeno sangramento em seu escroto; inchaço doloroso; infecção, como risco de qualquer cirurgia.

Você saberá que sua reversão de vasectomia foi bem-sucedida se o esperma aparecer em seu sêmen após alguns meses. Pode levar de 6 a 12 meses antes do retorno do esperma. Uma vez que seu esperma volte, suas chances de paternidade também podem aumentar.

Fique tranquilo que a reversão da vasectomia não vai prejudicar sua vida sexual, mas é fundamental esperar a liberação do médico não só para exercício físico como para o ato sexual. A maioria dos médicos recomenda que você espere de 2 a 3 semanas para fazer sexo.