Nossas especialidades

Cirurgia Robótica em Belo Horizonte

O Que é Cirurgia Robótica?

A cirurgia robótica, especialmente a cirurgia robótica em Belo Horizonte, é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um robô controlado por um cirurgião para realizar procedimentos complexos com maior precisão.

Diferentemente da cirurgia tradicional, que muitas vezes requer grandes incisões, a cirurgia robótica é realizada através de pequenas incisões (pequenos furos), por onde instrumentos cirúrgicos e uma câmera de alta definição são inseridos.

Eu, como seu urologista, controlo estes instrumentos a partir de um console (cabine), que me fornece uma visão tridimensional ampliada do campo cirúrgico, permitindo movimentos delicados, com pinças articuladas e com movimentos com maior amplitude.

Vantagens da Cirurgia Robótica

• Menor tempo de hospitalização: devido a utilização desse tipo de tecnologia, os pacientes permanecem por menos tempo no hospital. Um exemplo é a Prostatectomia Radical Robótica que permite alta com 12/24 horas.
  • Menos dor e menor uso de analgésicos: As incisões menores significam menos dor pós-operatória.
  • Menor risco de infecção: As pequenas incisões reduzem o risco de complicações pós-operatórias, e de infecções.
  • Recuperação mais rápida: A robótica promove uma recuperação mais rápida e menos desconforto, pacientes podem retornar às suas atividades normais em menos tempo.
  • Menor perda de sangue: A precisão dos instrumentos robóticos, normalmente, reduz a perda de sangue durante a cirurgia.
  • Acesso especial: Regiões onde a mão humana não consegue acessar com a visão da robótica, além de uma visão ampliada (aumento de até 10x), visão tridimensional com detalhes ricos da Anatomia e das estruturas.

Principais Aplicações da Cirurgia Robótica na Urologia

Na urologia, a cirurgia robótica e particularmente a cirurgia robótica em Belo Horizonte, é utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo, mas não se limitando a:

• Câncer de próstata: Prostatectomia robótica para a remoção da próstata.
  • Aumento da próstata (hiperplasia prostática): bem indicada em próstata muito aumentada.
  • Câncer de rim: Nefrectomia parcial ou total, preservando o máximo de tecido renal saudável possível.
  • Câncer de bexiga: Cistectomia robótica para tratar o câncer de bexiga.
  • Obstruções do trato urinário: Correção de estreitamentos ou obstruções do trato urinário.

Pós-Operatório e Recuperação

O pós-operatório da cirurgia robótica, incluindo a realizada em Belo Horizonte, é geralmente mais confortável em comparação com as técnicas tradicionais.

Convênios Aceitos e Atendimento Particular

Entendo a importância de fornecer acesso a tratamentos avançados como a cirurgia robótica em Belo Horizonte para o maior número possível de pacientes. Por isso, trabalho com uma ampla gama de convênios e também ofereço opções para atendimento particular, garantindo que você receba o cuidado necessário.

Como agendar sua consulta

Para agendar sua consulta referente a este tipo de cirurgia entre em contato pelo whatsapp que está nesta página. Será um prazer fazer o seu atendimento.