Cálculo renal: cuidados e prevenção

O que fazer para cuidar dos rins: órgãos vitais para todos nós

Pedras nos rins (também chamadas de cálculos renais, nefrolitíase ou urolitíase) são depósitos duros feitos de minerais e sais que se formam dentro dos rins. Quem tem uma, sabe o nível da dor que este elemento gera dentro do corpo.

Entre as muitas causas de cálculos renais estão dieta, excesso de peso corporal, algumas condições médicas, certos suplementos e medicamentos.

As pedras nos rins podem afetar qualquer parte do trato urinário: dos rins à bexiga. Muitas vezes, as pedras se formam quando a urina se concentra, permitindo que os minerais se cristalizem e se unam.

A passagem de pedras nos rins pode ser bastante dolorosa, mas as pedras geralmente não causam danos permanentes se forem reconhecidas em tempo hábil. Em alguns casos, o paciente pode precisar apenas tomar analgésicos e beber muita água para eliminar uma pedra nos rins. Em outros casos, se as pedras se alojarem no trato urinário, estiverem associadas a uma infecção urinária ou causarem complicações, será necessária uma cirurgia para remoção.

Principais fatores de risco de pedras nos rins

• História familiar ou pessoal.
  • Desidratação.
  • Certas dietas.
  • Obesidade.
  • Doenças digestivas e cirurgia.
  • Certos suplementos e medicamentos, como vitamina C, suplementos dietéticos, laxantes (quando usados ​​​​em excesso), antiácidos à base de cálcio e certos medicamentos usados ​​​​para tratar enxaquecas ou depressão, podem aumentar o risco de cálculos renais.

Principais sintomas:

• Dor intensa e aguda na lateral e nas costas, abaixo das costelas
  • Dor que irradia para a parte inferior do abdômen e virilha
  • Dor que vem em ondas e flutua em intensidade
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar
  • Urina rosa, vermelha ou marrom
  • Urina turva ou com mau cheiro
  • Uma necessidade persistente de urinar, urinar com mais frequência do que o habitual ou urinar em pequenas quantidades