O que fazer para cuidar dos rins: órgãos vitais para todos nós
Pedras nos rins (também chamadas de cálculos renais, nefrolitíase ou urolitíase) são depósitos duros feitos de minerais e sais que se formam dentro dos rins. Quem tem uma, sabe o nível da dor que este elemento gera dentro do corpo.
Entre as muitas causas de cálculos renais estão dieta, excesso de peso corporal, algumas condições médicas, certos suplementos e medicamentos.
As pedras nos rins podem afetar qualquer parte do trato urinário: dos rins à bexiga. Muitas vezes, as pedras se formam quando a urina se concentra, permitindo que os minerais se cristalizem e se unam.
A passagem de pedras nos rins pode ser bastante dolorosa, mas as pedras geralmente não causam danos permanentes se forem reconhecidas em tempo hábil. Em alguns casos, o paciente pode precisar apenas tomar analgésicos e beber muita água para eliminar uma pedra nos rins. Em outros casos, se as pedras se alojarem no trato urinário, estiverem associadas a uma infecção urinária ou causarem complicações, será necessária uma cirurgia para remoção.
Principais fatores de risco de pedras nos rins
Principais sintomas: