A cirurgia robótica, também conhecida por cirurgia assistida por robô, permite que os médicos realizem diversos procedimentos complexos com maior precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais.
Geralmente este tipo de cirurgia está associada à cirurgia minimamente invasiva, com procedimentos realizados por meio de pequenas incisões.
Tecnicamente para operar usando o sistema robótico, seu cirurgião faz pequenas incisões em seu corpo e insere instrumentos miniaturizados e uma câmera tridimensional de alta definição, e às vezes não são necessárias incisões na pele. Então, de um console próximo, seu cirurgião manipula esses instrumentos para realizar a operação. Ela é realizada com um sistema cirúrgico robótico clínico que inclui um braço de câmera e braços mecânicos com instrumentos cirúrgicos acoplados a eles.
A cirurgia robótica forneceu maior precisão para os médicos especialistas e também a possibilidade de procedimentos mais delicados e complexos que podem ser difíceis ou impossíveis com outros métodos.
Mas não fique apreensivo, o robô nunca está tomando decisões ou realizando incisões. Seu cirurgião está dizendo ao robô o que fazer e o robô permite maior precisão do que a própria mão humana por conta própria.
Os benefícios da cirurgia robótica, minimamente invasiva, incluem: